Mesa de debate destaca importância da valorização dos profissionais da educação e o enfrentamento das desigualdades no ensino público
Na tarde deste sábado (12), o 1º Encontro Nacional de Educação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) deu continuidade aos debates com a realização da mesa “Plano Nacional de Educação (2025-2035): caminhos para valorizar a Educação Pública”. A atividade foi coordenada pela secretária de Assuntos Jurídicos da Confetam, Silvana Piroli, e reuniu lideranças sindicais, especialistas e profissionais da educação.
O debate teve como foco o processo de construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), documento estratégico que irá nortear as políticas públicas educacionais do país na próxima década. Entre os temas centrais da discussão, destacaram-se a valorização dos profissionais da educação — tanto docentes quanto não-docentes —, a ampliação do acesso à escola pública de qualidade e o enfrentamento das desigualdades históricas que ainda marcam o sistema educacional brasileiro.
Durante a mesa, a assessora jurídica da Confetam e advogada da LBS Advogados, Dra. Mádila Barros, ressaltou que a educação é um direito humano fundamental e fez uma reflexão inspiradora ao citar a história da ativista paquistanesa e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.
“Malala compreendeu desde cedo o poder da educação para mudar destinos. Aqui no Brasil, o que está em jogo é garantir que esse direito chegue com qualidade para todas e todos, e isso passa também pelo cumprimento do Piso Nacional do Magistério e pela criação efetiva de um piso nacional para os profissionais não-docentes, que também constroem o cotidiano das escolas”, afirmou a advogada.
O encontro reafirmou o compromisso da Confetam/CUT com a construção de uma educação pública democrática, inclusiva e com financiamento adequado. Os participantes defenderam ainda que a formulação do novo PNE deve contar com ampla participação social, especialmente das entidades representativas dos trabalhadores da educação.