brasil

Pesquisa revela: 68% dos trabalhadores valorizam sindicatos e reconhecem seu papel na garantia de direitos

Uma nova pesquisa do Instituto Vox Populi, “O Trabalho e o Brasil”, revelou que a maioria dos trabalhadores brasileiros vê o movimento sindical como peça-chave para a conquista e manutenção de direitos. De acordo com o levantamento, 68% consideram os sindicatos importantes ou muito importantes para melhorar salários, condições de trabalho e proteger garantias históricas. […]
Por SECOM FETRAM terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | 14h02m

Uma nova pesquisa do Instituto Vox Populi, “O Trabalho e o Brasil”, revelou que a maioria dos trabalhadores brasileiros vê o movimento sindical como peça-chave para a conquista e manutenção de direitos. De acordo com o levantamento, 68% consideram os sindicatos importantes ou muito importantes para melhorar salários, condições de trabalho e proteger garantias históricas.

O estudo também apontou que mais de 70% defendem o direito de greve como instrumento legítimo de negociação — sinal de que, mesmo diante das transformações no mercado de trabalho, o apoio à organização coletiva permanece sólido.

A pesquisa foi encomendada pela CUT e Fundação Perseu Abramo, com apoio do Dieese e do Fórum das Centrais Sindicais, e entrevistou 3.850 trabalhadores de diferentes realidades: formais, informais, autônomos, servidores públicos, trabalhadores de aplicativo, desempregados e aposentados. O resultado oferece um panorama abrangente da percepção dos brasileiros sobre o mundo do trabalho em um momento de intensas mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.