Teve início na noite desta quarta-feira (24) a 1ª Plenária Nacional da Confetam/Conatram. O evento, que conta com a presença de centenas de servidores públicos municipais de todo o país, segue até sexta-feira (26) no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, Santa Catarina. Com o tema: “O Movimento Sindical dos Municipais: É a gente que faz”, o encontro debaterá a relevância do movimento sindical em defesa dos direitos dos trabalhores e trabalhadoras.
A mesa de abertura foi composta pela presidenta da Confetam, Jucélia Vargas; pela Secretária de Organização e Política Sindical da CUT Nacional, Graça Costa; pela presidenta da CUT de Santa Catarina, Anna Julia Rodrigues; pela presidenta da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina, Sueli Adriano; do Secretário Regional da ISP, João Cayres.
A presidenta da CONFETAM declarou oficialmente aberta a Plenária e reforçou a importância dos servidores públicos. “Não existe cidade sem servidor público, essa Plenária quer reforçar que nós merecemos ser valorizados, que serviço público não é gasto, é investimento”, declarou.
A Plenária segue nesta quinta-feira (25) com a análise de conjuntura e um seminário que debaterá sobre “A Resistência e Luta para garantir Igualdade de Oportunidade na Vida e no Trabalho”.
A programação desta quinta conta ainda com o lançamento do novo site da Confetam, além de atividades autogestionadas que debaterão sobre a violência política de gênero; a comunidade LGBT+, a diversidade e os desafios da invisibilidade institucional; Racismo Estrutural e os Impactos nas Desigualdades Sociais; e Juventude.