brasil

Centrais Sindicais Unem Forças para Apresentação de Documento no G20 Social no Brasil

O G20 Social será um palco importante para que essas demandas ecoem entre os líderes mundiais, ressaltando a urgência de políticas que assegurem um futuro de trabalho justo e sustentável.
Por SECOM FETRAM sexta-feira, 8 de novembro de 2024 | 12h29m

De 14 a 16 de novembro de 2024, o Rio de Janeiro sediará o G20 Social, um evento crucial para o debate de questões trabalhistas globais. Representando os trabalhadores brasileiros, as principais centrais sindicais do país — CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical e Pública — estarão presentes, unidas em uma só voz. Para reforçar suas demandas, as entidades prepararam um documento unitário, elaborado com o apoio do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Esse documento aborda temas fundamentais para o futuro do trabalho, principalmente no contexto de transição para uma economia mais sustentável e da crescente presença da tecnologia, que pode tanto abrir novas oportunidades quanto representar uma ameaça ao emprego.

No texto, as centrais sindicais destacam que:

“Uma transição justa exige medidas para a adaptação aos fenômenos em curso, inclusão social, trabalho decente, com direitos, representação sindical, valorização salarial, saúde e segurança no trabalho, mecanismos de redistribuição dos ganhos de produtividade entre empregadores, trabalhadores e Estado, além da modernização do parque industrial com oferta de energia limpa e matéria-prima sustentável.”

O documento também enfatiza o papel dos sindicatos na implementação de práticas sustentáveis e de proteção aos trabalhadores, por meio de convenções coletivas, acordos salariais, capacitações e ações políticas. Com a capilaridade e o conhecimento profundo de cada categoria, os sindicatos pretendem defender os interesses da classe trabalhadora em meio às mudanças estruturais em curso.

Além dessas pautas, o documento lista 20 pontos estratégicos que buscam “contribuir diretamente com propostas relacionadas ao mundo do trabalho, considerando as temáticas da transição justa, o combate às desigualdades e à pobreza, e a busca por uma nova governança global”.

O G20 Social será um palco importante para que essas demandas ecoem entre os líderes mundiais, ressaltando a urgência de políticas que assegurem um futuro de trabalho justo e sustentável.

Com Informações de: portalverdade