O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), em parceria com o Instituto Social Ágatha, lançou a Campanha de Combate ao Trabalho Escravo 2026, com o tema “Quando a esmola é grande, tem que desconfiar”. As ações acontecem de 28 de janeiro até fevereiro e têm como objetivo conscientizar a população sergipana sobre o trabalho análogo ao de escravo e as falsas promessas de emprego.
A abertura da campanha será no dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo, com a realização do IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Escravo em Sergipe, a partir das 8h, no auditório do MPT-SE, em Aracaju. O evento contará com atividades culturais e palestra magna, além de debates sobre o tema.
Entre os destaques da programação está a apresentação da peça teatral “Quando a esmola é grande, tem que desconfiar”, da Tampa Produções Artísticas, que utiliza a linguagem teatral como instrumento de reflexão e conscientização social.
Além do fórum, a campanha será levada a espaços públicos da capital e do interior do estado, com apresentações teatrais e distribuição de cartilhas informativas, ampliando o alcance das ações educativas. A iniciativa busca fortalecer a informação, estimular a denúncia e contribuir para o enfrentamento e a erradicação do trabalho escravo contemporâneo em Sergipe.