O Tribunal de Contas do Maranhão concluiu uma fiscalização abrangendo mais dez municípios maranhenses, visando combater fraudes nos recursos destinados ao Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).
O TCE-MA realizar inspeções em varias cidades do Maranhão, com o objetivo de validar os dados fornecidos nos questionários eletrônicos, comparando as informações declaradas com o que está efetivamente sendo oferecido ao público dessa modalidade de ensino. Além disso, foram consideradas as informações prestadas durante o censo educacional de 2022.
O TCE direcionou suas atividades para os municípios que apresentaram as maiores distorções no âmbito da implementação desse programa educacional. “Trata-se de dados discrepantes em relação à realidade tanto estadual quanto nacional”, explica o secretário de Fiscalização, Fábio Alex de Melo.
Segundo o secretário, esta fase de validação das informações pode resultar em diversos outros procedimentos, incluindo representações, auditorias e tomadas de contas. “Neste momento, o Tribunal está apurando a veracidade das informações. É uma etapa inicial para identificar possíveis erros, distorções ou informações falsas fornecidas de maneira intencional”,