maranhão

SINTRASEMA – Açailândia Delibera sobre Assembleia Geral

A Diretoria do SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia-MA, recebeu os representantes dos Servidores Públicos Municipais durante toda a semana com o objetivo de deliberar sobre estratégias e ações de atuação junto ao poder executivo, legislativo e judiciário com o intuito de resolver as demandas dos profissionais do serviço público […]
Por SECOM FETRAM terça-feira, 7 de dezembro de 2021 | 14h05m

A Diretoria do SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia-MA, recebeu os representantes dos Servidores Públicos Municipais durante toda a semana com o objetivo de deliberar sobre estratégias e ações de atuação junto ao poder executivo, legislativo e judiciário com o intuito de resolver as demandas dos profissionais do serviço público municipal de Açailândia que trabalham em situação de desvalorização e precariedade.

As irregularidades do poder executivo vão desde os Planos de Cargos, Carreiras e Salários desatualizados, até o descumprimento de ações judiciais. A categoria está insatisfeita com a atual gestão do prefeito Aluísio Silva Sousa e, com o final do ano se aproximando e as reivindicações da classe trabalhadora não sendo atendidas, tornou-se imprescindível que o executivo receba os representantes sindicais e retome as discussões para um acordo trabalhista.
Vale lembrar que técnicos de enfermagem, enfermeiros e demais profissionais da saúde são linha de frente no combate à COVID-19 e, trabalham diuturnamente para zelar pela vida dos cidadãos. No entanto, foi negado o direito ao GITQP- Gratificação de Incentivo ao Trabalho, Qualificação e Produção e, retirado o auxílio COVID-19. Os profissionais da educação foram verdadeiros heróis que se reinventaram em meio ao caos para superar todas as adversidades e limitações em prol de um trabalho de qualidade para toda a comunidade escolar. Os servidores da administração se dedicaram para que os atendimentos e gestão dos serviços não paralisassem.

Durante esses 2 anos de pandemia, os servidores públicos ficaram impedidos de receber reajuste salarial, sendo o ano de 2021 ainda mais prejudicado por conta da Lei Complementar 173/2020, a qual não impedia que direitos anteriores à lei fossem mantidos, bem como as progressões salariais (triênio e quinquênio), o que é uma perversidade com o servidor público. Com os aumentos constantes e a inflação em alta, o salário perdeu o poder de compra, ficando insustentável manter as despesas da família com apenas uma renda. Por todas essas perdas, sobrecarga de trabalho e responsabilidades de zelar pelo bem comum, os servidores reivindicam valorização e reconhecimento. Nesse sentido, o SINTRASEMA convoca a classe trabalhadora para a Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 09 de dezembro, às 7h30, na sede do sindicato, Rua Santos Dumond, nº 231, Centro – Açailândia-MA.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINTRASEMA.