Nota de Repúdio à agressão sofrida por professores de Icó

As entidades abaixo assinadas repudiam, de forma veemente, a covarde agressão a que foram submetidos, na noite desta segunda-feira (19/2), professores da rede municipal de ensino e servidores de Icó, na microrregião de Iguatu, no estado do Ceará.
A gestão municipal, com apoio da Polícia Militar, tratou de forma violenta e completamente desmedida os trabalhadores que, de forma pacífica, lutavam exclusivamente pelos próprios direitos. Não podemos admitir tamanha brutalidade.
Na ocasião, os servidores foram à Câmara Municipal acompanhar a votação de um projeto de lei da prefeita Laís Nunes que reduzia o salário de 362 docentes pela metade, com o corte da carga horária. Além de terem sido impedidos de acompanhar a sessão, não tiveram direito de protestar, ficando sob a mira de armas, receberam jatos de spray de pimenta nos olhos e alguns foram atacados e feridos a tiros de balas de borracha. Muitos precisaram de socorro médico.
Manifestamos ainda solidariedade aos Sindicatos dos Servidores e Professores de Icó, assim como com a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Todos lutaram e resistiram à violência.
Consideramos vergonhosa a postura truculenta da Guarda Municipal e da Polícia Militar diante da manifestação.
Pedimos medidas ainda que sejam medidas pelas autoridades estaduais de forma a barrar a violência contra os trabalhadores.
Lutar não é crime!
Nenhum direito a menos!